terça-feira, 14 de abril de 2015

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HONDA CB500X E SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO

Os amigos devem estar se perguntando: Por que a viagem teve a duração reduzida pela metade? Ocorreu algum problema? Acidente? Vias ou atrações interditadas?

É o que disse pra minha esposa, quando cheguei em casa, quando algo não sai como o planejado significa que o PLANEJAMENTO FOI FALHO! Simples assim!

Planejei acampar em um camping na zona rural da cidade de Tibagi/PR, distante a 17km da cidade. Não previ com precisão as condições desta estrada, que com outra moto, tipo uma T660, a travessia seria uma bela tarde de verão. Mas com a X... ah, a X e sua suspensão curta...

Comecei a entrar na estrada de terra, legal, ela era de pedras (brita) assentadas com perfeição. A X estava ainda em seu habitat... quando este calçamento acabou e começou a estrada de terra. Opa, até aí, sem problemas, estrada em boas condições e com poucas (ainda) pedras soltas.

Continuei andando, agora com mais cuidado, mas continuei seguindo o caminho... e as pedras soltas foram aumentando em progressão geométrica, e a X pulando igual pipoca. Segui 7km nessa situação, faltavam mais 7km para chegar no camping e salto Puxa-Nervos. Foi aí que parei a moto.

Não posso ser chamado de covarde, pois utilizei a dica do amigo Gentil de baixar a calibragem dos pneus, o que realmente facilitou a direção na estrada de terra, porém falta a X curso de suspensão para estes trechos. Me lembrei que em setembro de 2014 caí com a X em terreno muito semelhante quando estava tentando subir pra Serra do Corvo Branco em Urubici/SC. Não queria ver e sentir isso novamente.

Simplesmente desisti. Fácil e triste assim. A X mostrou o seu limite e o meu desgaste depois de 640km me fizeram chegar ao meu limite.

Voltei para a cidade e me hospedei no hotel Formigas na Figueira.

Como parte dos passeios iria se realizar na zona rural da cidade de Tibagi/PR, simplesmente os cancelei e segui viagem pelos parques: Guartelá e Vila Velha.

A CB500X é uma moto honesta, muito boa para o asfalto e estradas de terra em boas condições. Passou disso... então, que o amigo não seja enganado pela bela propaganda da Honda. Não se engane! A X não é tão off assim, ela é uma crossover.

 aqui ainda estava legal...


 calçamento de brita

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário